Muitas vezes chegamos cansados e temos que descer do nosso veículo para abrir o portão da casa, empresa ou condomínio, causando estresse e correndo riscos de sermos surpreendidos por assaltantes devido a demora que levamos para sair do carro, abrir o portão, depois entrar no carro novamente e adentrar finalmente o imóvel. Mas será que a tecnologia nos oferece alguma solução? Felizmente existe uma solução simples: a automatização de portões, que nada mais é transformá-los de manual para automático.
Em cidades cada vez mais perigosas, a automatização de portões não se encaixa nos termos de “pequenas coisas”, pois há uma crescente violência – em especial – nos grandes centros urbanos. Possuir um portão automático ajuda a tornar a sua saída e chegada mais segura, visto que não será necessário sair do carro para abrir o portão. Momentos como a chegada no trabalho ou em casa são visados por criminosos, portanto qualquer meio que ajude a tornar tais situações mais seguras são bem-vindos.
Para poder automatizar o portão, algumas observações precisam ser realizadas. Inicialmente é perceber se o portão está abrindo de maneira suave e sem nenhum problema, pois, caso a resposta for negativa, será preciso consertá-lo antes de automatizá-lo. Além disso, é necessário que as barras verticais responsáveis por sustentar o portão estejam firmes, girando sem que ocorra nenhum tipo de vibração ou entrave.
Outras características precisam ser levadas em consideração, como a direção que o portão se abre. É importante que sempre abra para dentro da casa, pois para a rua pode ocasionar acidentes. Por último é necessário ver se existe espaço para automatizar o portão, visto que o motor do portão ocupa quase 30 centímetros.
É possível automatizar os portões a partir de R$600,00. O preço tende a subir mediante a melhor qualidade do serviço e motor instalado, assim como o tamanho do portão, dificuldade de instalação e entre outras situações que podem alterar o valor final. Aliás, é importante ressaltar que, em caso de falta de luz, é possível abrir os portões manualmente. Para isso, cada motor de portão tem seu próprio método de funcionamento.
Existem também diversos tipos de automatização de portões, que variam de acordo com o espaço, tamanho e afins.
O funcionamento do portão automático basculante funciona a partir do levantamento, por meio de suas guias laterais e contrapesos movidos por um sistema de cabos de aço, de sua folha fixa. Deste modo o portão se eleva do chão, ficando suspenso por seu equipamento de automatização.
Enquanto é erguido, a parte superior do portão se contrai para dentro da garagem enquanto a inferior vai para fora. Tal processo faz com que os veículos dentro da garagem não sejam atingidos pelo equipamento.
Já o portão automático deslizante funciona a partir de uma engrenagem que empurra o portão, suspenso numa régua de cremalheira, para o lado. Esses são mais simples de instalar, entretanto exige um maior espaço lateral para que o portão deslize.
Por sua vez, o motor pivotante funciona por meio pivots que o sustenta. Esses abrem no meio, com metade indo para a esquerda e a outra para a direita. Em muitas ocasiões, é necessário colocar o portão para girar sobre rolamentos.
As três opções são muito úteis em diversas situações, visto que são adaptáveis a todos os tipos de residência possíveis. Portões automatizados são uma excelente escolha para todos que pretendem ter mais comodidade e segurança em seu cotidiano. E não temos nenhuma dúvida que eles podem te ajudar também.
O grupo Spirit é uma empresa de Segurança Eletrônica que atua a mais de 5 anos no ramo, entregando as melhores soluções em segurança, com bastante qualidade e preço justo.
Realizamos vendas, manutenções e instalações de motores de portão (automatização de portões). Atuamos em Vila Velha, Grande Vitoria, Linhares, Colatina e demais cidades do ES.